O nosso grupo

O Grupo de Pesquisa em Separações por Adsorção (GPSA) da Universidade Federal do Ceará foi fundado em 1994 com o objetivo inicial de estudar os fundamentos da adsorção em processos de separação, modelar e simular unidades contínuas de processamento industrial. A partir do ano de 1999, o grupo passou a atuar também em pesquisa e prestação de serviços tecnológicos na área de Petróleo e derivados, com especial ênfase aos óleos lubrificantes minerais. Atualmente o GPSA possui seis laboratórios/núcleos com atuação em pesquisa, extensão e formação de recursos humanos qualificados em adsorção, petróleo e derivados. Foram publicados (ou aceitos para publicação) até o momento, mais de 100 trabalhos em periódicos internacionais com corpo de referees, além de inúmeros trabalhos publicados em anais de eventos científicos.

Linhas de pesquisa

FUNDAMENTOS DE ADSORÇÃO

Esta linha de pesquisa inclui estudos de caráter experimental para a determinação de equilíbrio de adsorção de gases e vapores, além da medição de coeficientes de difusão intrínsecos de materiais porosos com propriedades catalíticas e adsorventes. Técnicas experimentais: cromatografia headspace, gravimetria, volumetria e microcalorimetria.

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR ADSORÇÃO

Nesta linha de pesquisa, são efetuados estudos - particularmente em leito fixo - para prover parãmetros de entrada de ferramentas computacionais que permitam o projeto e escalonamento de processos de separação e purificação com aplicabilidade industrial. Destacam-se a separação de xilenos, dessulfuração, desaromatização, remoção de metais pesados e BTX de efluentes aquosos, remoção de VOCs, entre outros.

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS COM PROPRIEDADES ADSORVENTES E CATALÍTICAS

Nesta linha de pesquisa, se busca desenvolver materiais mesoporosos inorgânicos como suportes para fases ativas a serem utilizadas em processos de esterificação e transesterificação, materiais carbonosos para a adsorção de gases e poluentes, além de introduzir modificações a adsorventes comerciais a fim de lhes conferir maior capacidade e seletividade por determinadas moléculas-alvo.

PROCESSOS CROMATOGRÁFICOS APLICADOS À SEPARAÇÃO/PURIFICAÇÃO DE BIOPRODUTOS

Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se processos de separação de biomoléculas, tais como açúcares, oligossacarídeos, polissacarídeos, enzimas, proteínas, entre outras. Os estudos se dão do ponto de vista experimental e de simulação/projeto de processos em leito fixo, leito expandido e em leito móvel simulado.

CAPTURA E ARMAZENAMENTO DE GASES POR ADSORÇÃO

Esta linha de pesquisa inclui estudos de adsorção monocomponente e multicomponente de gases envolvidos em processos de separação e armazenamento. Os dois casos que vem sendo abordados no GPSA tem sido (i) a adsorção de metano para fins de armazenamento e transporte e (ii) a adsorção seletiva de dióxido de carbono visando á sua captura em cenários de emissão deste gás à atmosfera.

DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E BIOLUBRIFICANTES

Esta linha de pesquisa inclui o desenvolvimento de processos reacionais (especialmente envolvendo catálise heterogênea) e processos de separação envolvidos na produção de combustíveis, lubrificantes e produtos especiais a partir de fontes renováveis e com características de biodegradabilidade.

SIMULAÇÃO MOLECULAR APLICADA A PROCESSOS DE ADSORÇÃO E CATÁLISE

Esta linha de pesquisa visa a utilizar ferramentas de simulação molecular de sistemas no equilíbrio, como as simulações de Monte Carlo, para prever isotermas e calores de adsorção, como maneira de prover subsídios ao desenvolvimento de novos materiais e compreender o efeito das heterogeneidades geométricas e energéticas dos sólidos (potencialmente) utilizados em processos industriais de separação e catálise.

Alguns Parceiros