Setor brasileiro busca promover produção de óleo ‘descarbonizado’ e investimentos em energias renováveis

Durante o ESG Energy Forum, Maurício Tolmasquim, diretor de Renováveis e Transição Energética da Petrobras, afirmou que a indústria de petróleo e gás terá um papel relevante na transição energética, especialmente no Brasil, devido à extração de petróleo com menor teor de CO2 e à reinjeção desse gás nos campos produtores. Tolmasquim destacou que a Petrobras já representa um quarto de todo o CO2 reinjetado no mundo. No entanto, ele também defendeu que as empresas do setor invistam em energias renováveis, citando cinco razões: adesão dos países às metas de descarbonização, redução da demanda por petróleo, menor custo de implantação de projetos de energia solar e eólica, e queda nas vendas de veículos a combustão. Tolmasquim previu uma provável queda na demanda por petróleo até 2050, em torno de 40%, para atender às metas de redução de emissões dos países.

Fonte: https://www.ibp.org.br/noticias/setor-sera-relevante-na-producao-de-oleo-descarbonizado-e-investimento-em-renovaveis