Diana Cristina Silva de Azevedo

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1990), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (2001). É Professora Titular da Universidade Federal do Ceará e foi Professora Visitante Ad honorem (2012/2014) da Universidade Nacional de San Luis, na Argentina. Atua na docência de Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias em nível de graduação e pós-graduação. Já foi chefe de departamento, coordenadora do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Engenharia Química na UFC e vice-diretora da Centro de Tecnologia. Ocupa atualmente o cargo de vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (2023-2027), na gestão do Reitor Custódio Almeida. É pesquisadora PQ-1A do CNPq, com experiência em Adsorção e Processos de Separação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de adsorventes, medidas fundamentais de sistemas de adsorção e catálise, armazenamento / separação / purificação de gases por adsorção e processos de separação em fase líquida baseados em cromatografia preparativa. Orienta teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC (conceito 7 CAPES). Foi membro titular do Comitê de Assessoramento de Engenharia Química do CNPq de 2011 a 2014 e do Comitê da área de Engenharias II da CAPES (avaliação quadrienal 2013-2016). Foi coordenadora-adjunta das Engenharias II (CAPES) para os Programas de Pós-Graduação profissionais (2018-2022) e acadêmicos (2022-2023). Preside a Sociedade Brasileira de Adsorção (BAS) e é membro do Conselho Superior da FUNCAP (FAP do estado do Ceará). Pertence ao Corpo Editorial das revistas científicas Industrial and Engineering Chemistry Research e Adsorption e é editora associada do periódico Chemical Engineering Research Design. É membro titular da Academia Cearense de Ciências (ACECI). É mãe de três filhas, nascidas em 1994, 2001 e 2003. Tem interesse particular em ações afirmativas e políticas públicas que promovam maior equilíbrio de gênero nas carreiras STEM.