Ivanildo José da Silva Junior

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006). É professor Associado III da Universidade Federal do Ceará. Atua na docência com as disciplinas de Balanço de Massa e Energia, Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias em nível de graduação e Fenômenos de Transporte e Extração e Purificação de Biomoléculas em nível de pós-graduação. Desde 2016 vem trabalhando com Educação em Engenharia e é idealizador do projeto ativaEQ, cuja finalidade é divulgar as ações tomadas no ensino de Engenharia Química com o uso de Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem. Já foi coordenador do curso de graduação em Engenharia Química da UFC. Em pesquisa, é bolsista de produtividade do CNPq (nível 2) e possui experiência em adsorção em fase líquida, recuperação e purificação de bioprodutos, cromatografia liquida de alta eficiência e cromatografia contínua. Orienta teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC (conceito 7 CAPES) e no programa de Pós-Graduação da Rede do Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO (conceito 6 CAPES). Atualmente é vice-coordenador de graduação do curso de Engenharia Química da UFC.